Candidato Empresa

Me Candidatei e não sou Chamado!

  1. quarta-feira, 24 de abril de 2019

ME CANDIDATEI E NÃO SOU CHAMADO!


O que estou fazendo de errado? Por que os selecionadores não me chamam para fazer uma entrevista?

Recebemos centenas de currículos mensais, o seu não é chamado? Precisamos focar em alguns itens, que fazem com que muitos profissionais, não sejam chamados para as entrevistas, pois sabemos que é uma sensação ruim, sermos rejeitados nos processos seletivos. Chegando ao ponto de até duvidar da nossa capacidade. Porém, saiba que na maioria de vezes, não é  sua capacidade ou qualificação que influencia a rejeição da sua candidatura para vaga. Existem outros fatores associados, especialmente quando o recrutador tem em mãos vários currículos para avaliar.

Veja alguns itens que fazem que muitos candidatos não sejam chamados para as entrevistas emprego:

1. Não seguir as regras da candidatura – Currículo não é o lugar ideal para soltar a criatividade ou conseguir promoção, por  exemplo se você foi vendedor ou auxiliar de recursos humanos ou contador recém-formado e se candidata a vaga de supervisor de vendas ou analista de RH ou auditor-fiscal, mesmo a vaga exigindo experiência específica em carteira em gerência e supervisão, você concorrerá com currículos com mais experiência na função, estabilidade, cursos na área, serão encaminhados  os melhores currículos. Cadastre-se na vaga que você tem capacitação para exercer, ou seja, a sua experiência registrada em carteira. Um pequeno erro na compreensão do processo, pode ser fator de eliminação. Não minta nas entrevistas sobre nada.

2. Deixar campos em branco – Profissionais de recursos humanos gastam muito tempo analisando fichas de candidatura, então eles possuem uma razão para pedir cada detalhe de informação. Como datas de admissão e demissão, (muitos candidatos só colocam admissão aí subentende-se que estão trabalhando muitas vagas são para início imediato )atividades exercidas nos empregos anteriores, exemplo: Contas a pagar e receber,folha de pagamento, arquivos,etc...Quanto menos informação você fornece, menos o recrutador sabe sobre você em relação a outros candidatos

3. Um endereço de e-mail nada profissional – evite e-mail"gatinhalinda@provedor.com.br", mcheiroso@provedor.com.br- caso não tenha, crie um email profissional ou deixe sem colocar.

4. Histórico profissional – Você pode ter um tempo sem trabalhar , mas ignorá-lo pode enviar uma mensagem errada ao recrutador. Explique o tempo sem registro.

5-Não comparecer a entrevista - Não ligar alterando data ou justificando seu currículo vai para os últimos lugares da fila, o recrutador anotará que você não compareceu, no caso de outro processo seletivo seu currículo ficará por último.

6-A vaga do nosso cliente - Somos apenas intermediários, temos que nos ater ao que nos solicitaram, não culpe a selecionadora. Os clientes visualizam os currículos no site e eles escolhem os candidatos,(Por competências,estabilidade em empregos, funções exercidas em outras empresas, distância do local de trabalho,Pretensão salarial muito acima do ofertado, cursos na área,etc.) Só chamamos os selecionados por eles para checar informações prestadas e verificar conhecimentos. Seu currículo é ótimo mas pode haver melhores(pela visão dos clientes) . Cobramos das empresas e não dos candidatos. Quando pedem superior cursando ou completo em contábeis e ADM, não adianta ter só segundo grau e cursar fisioterapia ou nutrição ou direito,por exemplo.

7-Pretensão salarial- -Na atual conjuntura econômica muitos ótimos funcionários são demitidos, com mais de 2 anos de empresa, só que querem salários iguais ou acima do que recebiam, mas eles já haviam sido promovidos e reajustados,  se o salário pedido está  muito acima do que a empresa oferece,chamamos primeiro os salários com pedido compatível a oferta do cliente.

Estes detalhes são apenas dicas, para que tenham mais sucesso na hora que enviar o currículo, esperamos que, tomando esses cuidados, todos possam ser chamados para mais entrevistas, e possam conseguir o emprego que tanto almejam.

Boa sorte! 

Grupo Alternativa