Candidato Empresa

Todo mundo pode se tornar um líder?

  1. quinta-feira, 4 de julho de 2013

Muito se fala na importância da liderança, mas afinal, quem pode se tornar um líder? O questionamento é de Alessandro Natal, diretor da UNIC - Gestão e Negócios Empresariais.

Em seu artigo intitulado “Quem pode ser líder?”, Natal conta que quando essa pergunta é feita surge um mix de informações que mais confunde do que esclarece, já que as pessoas acham que só podem ser líderes aqueles com nível superior ou ensino diferenciado e com o poder necessário para manter a equipe sob a rédea do comando. Isso não é verdade!

Segundo ele, qualquer pessoa pode ter talento e liderar, seja tímida ou extrovertida. “Ela precisa ter, na verdade, disposição para desenvolver as habilidades fundamentais de um líder. Isso que a diferencia dos demais. Este é o filtro”, explica ao ressaltar que liderar é uma habilidade.

Para o diretor, não existe esta história de que o líder já nasce pronto, visto que cada ser humano tem características próprias. “Líder, portanto, é uma pessoa comum. A diferença é o nível de responsabilidade que está disposta a assumir perante a empresa: de alcançar o desempenho esperado, alcançar o desenvolvimento profissional da equipe e o ponto ideal de toda a estrutura”.



Natal diz ainda que um líder é o responsável pelo desenvolvimento dos profissionais. “Entendemos que o mercado é uma disputa entre as melhores rotinas empresariais e os melhores desempenhos. As empresas que se sobressaem são aquelas que estão sempre se renovando em sua estrutura. E o grande líder é aquele que tem essa percepção e sabe como agir para alavancar os negócios”, finaliza.

Fonte: Salário BR