Candidato Empresa

Aprenda a dizer não....

  1. quarta-feira, 23 de setembro de 2009

 

É difícil, sim, concordo plenamente. Uma palavrinha tão pequena que pode causar efeitos tão devastadores da imagem de uma pessoa. Dizer “não” é uma atitude que requer cuidado, pois está diretamente ligado à reprovação de alguém em relação a alguma coisa. Pode ser pela discordância de pensamentos, ou pela impossibilidade de atender o solicitado. Independente de qual é o motivo, recusar alguma coisa implica certos cuidados que devemos tomar, pensando na prudência de nossas  ações.

  & nbsp;         No ambiente profissional, onde pessoas estão ali para desempenhar alguma função, isso se torna ainda mais delicado. Ora, se você foi contratado para servir a empresa, até onde  você pode recusar um pedido de uma colega e, quem sabe, de um chefe? Pois, engana-se quem pensa que, por ser funcionário de uma companhia, é dever do profissional acatar tudo que lhe é solicitado. Pelo contrário, é preciso ficar claro os papéis de cada um dentro da organização, para que não haja ruídos na hora de delegar atividades. Afinal de contas, nem tudo é aceitável e executável, principalmente quando se trata de capacidades técnicas que uns dominam e outros não.

            Definido quem faz o quê na organização fica mais fácil decidir o que você pode atender. Confesso que em algumas organizações, a maioria delas talvez, há um sério problema entre os funcionários, o da terceirização de atividades. Acontece que alguns profissionais, quando recebem a orientação de desempenhar alguma atividade que não lhes agrada muito, tendem a pensar, quase que instintivamente, em quem seria o colega mais próximo capaz de absorver tal atividade. Com isso, pedem como favores, ou simplesmente transferem a responsabilidade, para pessoas incapazes de recusar quaisquer pedidos.

            E o que é pior, essas pessoas que recebem atividades alheias para desempenhar, muitas vezes atrasam suas próprias entregas em função disso. Por isso, é para essas pessoas que falo hoje: Diga não sempre que necessário.

            Porém, antes de disparar um monte de “nãos” por ai, recomendo alguns cuidados:

            Ao solicitarem algum favor a você, avalie o contexto da situação. Será que é realmente um favor ou é algo que condiz com o escopo de suas funções? Seria muito desagradável se você se negasse a fazer algo que esperam que você faça. Por exemplo, se você foi contratado para cuidar das finanças da empresa, fica muito estranho se você disser não às tarefas pertinentes a essa função. Veja, quem paga as contas é a área de contas a pagar. N ão há porque esperar que as demais áreas da empresa se responsabilizem em lhe dizer que dia vence o quê. Porém, se for algo que realmente não está dentro de suas funções e que atrapalhará seu desempenho, não hesite em negar.

            Da mesma forma, se disser um “não”, esteja preparado para explicar o porquê da negativa. É preciso estar seguro de suas decisões. Ao recusar uma atividade profissional, é fundamental que você esteja bem embasado, senão pode passar uma imagem de que está com má vontade para ajudar ou que não é suficientemente competente para abraçar algum projeto. Uma pessoa que consegue explicar e convencer que não fará alguma coisa por esse ou aquele motivo, consegue se posicionar de forma madura, passando uma impressão de segurança e responsabilida de com as atividades que exerce.

            Em contrapartida, as pessoas que raramente negam os pedidos de colegas, mostram-se pessoas disponíveis. Há dois tipos de interpretação para essas pessoas: a de uma pessoa acessível, que sempre está pronta para ajudar; e a de uma pessoa que está com tempo livre suficiente para prestar favores aos outros.

            A palavra “não” por si só já tem um peso muito grande. Por isso, é preciso ser delicado ao dizê-la. Não é porque você negará alguma coisa, que tem que fazer isso de forma grosseira, utilizando a oportu nidade para atacar as pessoas. Pelo contrário, é momento ideal para mostrar comprometimento com a empresa e entregar, junto com um “não”, a solução para o problema em questão. Você pode até não fazer o que foi solicitado, mas pode achar a maneira de resolver e fazer com que ela seja feita, de uma forma ou de outra.

            E, por fim, sugiro que seja sempre flexível. Será que você realmente não pode fazer o que te pediram? Será que não é um pouco de má vontade sua, ou de mau gerenciamento do tempo? Aceite que nem todo mundo gosta de você, mas não é por isso que você deve sair por ai recusando seus préstimos.

BERNT ENTSCHEV | Presidente da De Bernt Entschev Human Capital

 

Headhunter, trabalha na área de Executive Search há mais de 20 anos. Anteriormente ocupou diversas posições executivas na Souza Cruz, além de ter sido CEO e membro do Board da Manasa. Bernt escreve colunas semanais nos jornais Gazeta do Povo, de Curitiba; Correio do Povo, de Jaraguá do Sul; e no La Nación, do Paraguai. Também é comentarista de Recursos Humanos no telejornal Bom Dia Paraná, da Rede Paranaense de Comunicação, filiada da TV Globo; e nas rádios CBN e 91 Rock, de Curitib a. Autor do livro "Executivos, Alfaces & Morangos", Bernt atua como conselheiro das instituições AMCHAM, AHK, ABRH e IBEF e já foi eleito o 4º Melhor Headhunter do Brasil pelo Canal RH.