Candidato Empresa

Pérolas do vestibular 2009.......

  1. sexta-feira, 21 de agosto de 2009

MATO GROSSO - Rir para não chorar. A Coordenação de Exames Vestibulares (CEV) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFTM) divulgou alguns exemplos das respostas de candidatos que prestaram o vestibular 2009 da instituição. As ''''''''pérolas'''''''', respostas absurdas, apontadas pelos candidatos, a princípio causam risos. No entanto, demonstram o despreparo dos estudantes na compreensão e interpretação das questões apresentadas nas provas discursivas.

Em uma das questões, é apresentada uma charge onde o morador de uma pequena ilha se surpreende com um navio de guerra com a bandeira norte-americana. Ele questiona o que aquela frota faz no Caribe. Outro morador responde que o navio deve estar procurando armas de destruição em massa. Com base nesta charge, a UFMT perguntou em que fato histórico se baseou a ironia da charge. Como resposta, pretendia obter dos candidatos argumentos referente à invasão americana no Iraque. Candidatos responderam, jocosamente ou não, fatos históricos que nada têm a ver com o que propunha a charge. Um deles citou a descoberta do Brasil. Outro disse que o fato se refere ao ataque às Torres Gêmeas.

- Baseia-se na Segunda Guerra Mundial em que os EUA, buscou armas e ajuda no Caribe exatamente na Ilha Pearl Mabor (sic) - afirma um outro candidato.

- Lendo a charge o fato baseia um pouco com o Brasil, que compra contrabando de outros estados - atesta outro candidato.

Uma questão apresentava uma propaganda da Petrobras sobre suas ações em prol da natureza. A pergunta era sobre como a construção da propaganda favorece a natureza e não privilegia a cultura. A resposta correta seria sobre a frase que a Petrobras não deixará a natureza virar peça de museu, igualando a arte a nada.

A idéia não foi entendida por muitos candidatos.

- Se o peixe-boi não é peixe não é boi para que preservar? - questionou um estudante.

- Possibilita dizendo que a grande parte da população brasileira tem como cultura visitar, passear com a família em museus. Assim tornando uma coisa com mais livre acesso - tentou argumentar outro vestibulando.

- A propaganda só nos ensina que devemos proteger somente o peixe-boi, quando o certo seria explicar que devemos cuidar de toda à natureza, todos os dias e criar-mos uma cultura de preservação - diz um terceiro candidato.

release tem esse nome porque realiza as coisas com pressa".

* "O problema da comunicação social no Brasil é que ela é dirigida por brasileiros, deveríamos trazer os americanos.

* "O endomarketing é como se fosse o marketing endovenoso."

* "Eu acho que a resposta é não. Como o professor deve ter pensado numa armadilha, respondo que é sim.

* "O público mixto é composto por aquelas pessoas que entram e saem da empresa. Ou seja nunca estão totalmente dentro, nem totalmente fora."

* "(a questão dizia que a afirmativa era CORRETA, pedia a justificativa somente). "Disconcordo com a questão. Ela não pode ser positiva. Nunca fiz prova que o professor dissesse que era afirmativa uma questão. Deve ser uma pegadinha, tipo do Faustão.

* "A comunicassão social e feita de mim para voçês"

* "A televisão é influenciativa em nossas vidas. Quantas vezes não compramos um tênis porque vemos na TV? A programação deveria ser mais educante(...)".
A CEV mostrou-se preocupada com o nível das respostas dos candidatos. Para a UFMT, essa amostra evidencia que a produção de leitura vai além do conhecimento lingüístico.

- Abarca o conhecimento das diversas disciplinas escolares, o contexto familiar, a vivência do aluno; evidencia também a necessidade de discussão, reflexão principalmente no momento em que se ensina leitura - explica.